top of page

Fundação Caixa CA distingue os melhores estudantes da região de Trás-os-Montes na 5ª edição do Prémio Escolar de Mérito Académico.

  • caixaca
  • 3 de nov.
  • 2 min de leitura

A Fundação Caixa CA, instituída pela Caixa de Crédito Agrícola Mútuo do Alto Douro, realizou no passado dia 31 de outubro, a 5ª Cerimónia do Prémio Escolar de Mérito Académico, que decorreu na Quinta de Valle dos Passos, em Valpaços.


O evento reuniu os estudantes distinguidos, bem como, os familiares, Diretores de agrupamentos e representantes institucionais. Tratou-se de um momento de reconhecimento público dedicado ao empenho, à disciplina e dedicação dos melhores alunos e alunas do 12.º ano de escolaridade, de Agrupamentos de Escolas de Alijó, Bragança, Macedo de Cavaleiros, Mirandela, Murça, Sabrosa, Valpaços e Vinhais.


Com um prémio individual de 700 euros, esta distinção simboliza o compromisso da Fundação Caixa CA com a valorização do mérito, da formação e da educação, enquanto pilares do desenvolvimento humano e social.


A ação teve início com o Porto de Honra, num ambiente de convívio e partilha entre os participantes. Seguiu-se a Cerimónia de entrega dos prémios com a sessão de abertura, pela mão da Professora Benilde Moreira, Presidente do Conselho de Administração da Fundação Caixa CA.


De seguida tomou a palavra o Presidente da Câmara de Valpaços, Engenheiro Jorge Mata Pires, que sublinhou o privilégio da cerimónia se realizar em Valpaços, destacando a importância do envolvimento das entidades locais na valorização do papel que os jovens desempenham, não só na promoção do Concelho, mas também o seu relevo para a educação e o desenvolvimento regional.


A Caixa de Crédito Agrícola Mútuo do Alto Douro, esteve representada pelo Engenheiro Paulo Martins, Presidente do Conselho de Administração daquela entidade, que se congratulou com mais uma Edição do Prémio Escolar de Mérito Académico e sublinhou o papel da educação como base do progresso e da coesão social.


Os prémios foram entregues aos melhores estudantes, provenientes dos diferentes agrupamentos de escolas da região transmontana:


  • Agrupamento de Escolas de Alijó – Matilde Sousa Botelho Aguiar de Carvalho

  • Agrupamento de Escolas de Abade de Baçal (Bragança) – Ana Helena Ferreira Rodrigues Cepeda Cordeiro

  • Agrupamento de Escolas Emídio Garcia (Bragança) – Mariana João Franco Mendes Ferreira Brás

  • Agrupamento de Escolas Miguel Torga (Bragança) – Diogo Miguel Borregana Brás

  • Agrupamento de Escolas de Macedo de Cavaleiros – Maria Beatriz Correia Cabeceiro Borges

  • Agrupamento de Escolas de Murça – Lourenço dos Anjos Alves

  • Agrupamento de Escolas de Valpaços – Maria Lucas Ferreira Cruz

  • Agrupamento de Escolas de Vinhais – Daniela Soraia Fernandes dos Santos

  • Agrupamento de Escolas Miguel Torga (Sabrosa) – Duarte Carvalho Rocha

  • Agrupamento de Escolas de Mirandela- Guilherme Ginja Nunes


O encerramento da cerimónia verificou-se com a intervenção da Professora Benilde Moreira que felicitou todos os premiados e reafirmou o compromisso da Fundação Caixa CA, em agir como um agente transformador, fomentando o mérito e investindo no desenvolvimento das comunidades, com uma atenção particular à região transmontana. Para tanto, enalteceu o percurso académico dos distinguidos sublinhando a importância da dedicação, do pensamento crítico e da capacidade de transformar informação em conhecimento.


 
 
bottom of page